O que é Pauta?


Você pode ler a descrição no Wiki, mas para mim pauta é o cerne da matéria. Nele devem constar o direcionamento do texto a partir do seu argumento.

Anos 10 do século 21 já está quase na metade e, nesse cenário, o profissional de jornalismo deve se tornar cada vez mais 360º. Com isso, algumas funções dentro das redações foram extintas e reajustadas para que fossem realizadas por um único personagem. A figura do Pauteiro é uma delas. Responsável por triar as informações para a realização das matérias, este personagem clássico das redações foi substituído pelo editor, sub-editor e, muitas vezes, pelo próprio repórter, figurinha confusa e perdida na hierarquia global.

Escrever é parte de um processo jornalistico que requer investigação e direcionamento. Uma pauta bem construída é meio caminho andado para um bom resultado textual.

Destaquei alguns itens que considero importantes para a realização da pauta. Não significa que só existam eles, ou ainda, que sua ordem deve ser levada as últimas consequências, mas fica a dica para não se perder na hora de escrever a sua pauta:

1) A pauta deve ser guiada pela linha editorial da publicação. O repórter não recorta o acontecimento pelo seu prisma e sim pelo o que o editor sugeriu. Este último só o fez porque a empresa tem um dono e, este segue interesses dos mais diversos (e difusos). Procure assimilar a linha editorial ao qual você está inserido. Entendê-la facilita em 30% para que seu texto não seja completamente picotado.

2) O tema central deve partir de um histórico. Uma pesquisa científica, um novo dado estatístico divulgado, uma publicação eletrônica, o novo vendedor de cachorro quente da sua quadra... Existem infinitas possibilidades, basta verificar o que hierarquicamente interessa no fato, ou seja, alguma coisa muito muito importante que aconteceu para desencadear um novo processo.

3) Dados, toda pauta deve estar baseada em algo factual. Os números proporcionam mais substância à matéria, trazendo para o campo de importância do leitor.

4) Enfoque: qual será o direcionamento do recorte. Por quê o assunto é tão relevante para ser divulgado à outras pessoas? Em geral o enfoque está associado ao tipo de mercado do cliente (para pautas de assessoria), a linha editorial da publicação (para pautas de imprensa), o contexto em que o tema central está inserido... Etc.

5) FONTE. Assim, em capslock mesmo. Se uma coisa que todos falam de jornalismo e considero como verdade é que repórter não é especialista. Indicar profissionais é direcionar o repórter para uma melhor contextualização. Verifique se as fontes são adequadas ao tema. Todo mundo ganha com isso.

Somos eternos estudantes. A cada pauta, um novo olhar é lançado sobre o mundo e seus acontecimentos. Melhor que criticar o trabalho alheio é sugerir um melhor direcionamento para sua realização.

Afinal, ajudar não doí.